Artrite do Joelho

A artrite basicamente é uma inflamação de uma ou mais articulações. Os principais sintomas envolvem dor, inchaço e rigidez. Embora qualquer articulação do corpo possa ser afetada pela patologia, é particularmente comum no joelho.

A artrite do joelho pode dificultar muitas atividades cotidianas, como caminhar ou subir escadas. É uma das principais causas de perda de tempo de trabalho e uma séria deficiência para muitas pessoas.

Os tipos mais comuns de artrite são osteoartrite e artrite reumatoide, mas existem mais de 100 formas diferentes. Embora a artrite seja principalmente uma patologia em adultos, algumas formas afetam as crianças também.

Apesar de não existir cura para a artrite, há muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar a controlar a dor e manter as pessoas ativas.

Anatomia

O joelho é a maior e mais forte articulação do seu corpo. Ela é composta da extremidade inferior do fêmur, da extremidade superior da tíbia e da patela. As extremidades dos três ossos em que tocam estão cobertas de cartilagem articular, uma substância lisa e escorregadia que protege e amortece os ossos ao dobrar e esticar o joelho.

Dois pedaços de cartilagem em forma de cunha chamados meniscos atuam como "amortecedores" entre o osso da coxa e a tíbia. Eles são resistentes e emborrachados para ajudar a amortecer a articulação e mantê-la estável.

A articulação do joelho é cercada por um revestimento fino chamado membrana sinovial. Essa membrana libera um fluido que lubrifica a cartilagem e reduz o atrito.

Os principais tipos de artrite que afetam o joelho são osteoartrite, artrite reumatoide e artrite pós-traumática.

Osteoartrite

A osteoartrite é a forma mais comum de artrite no joelho. É um tipo de artrite degenerativo, de "desgaste", que ocorre com mais frequência em pessoas de 50 anos de idade ou mais, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens.

Na osteoartrite, a cartilagem na articulação do joelho gradualmente se desgasta, tronando-se áspera e diminuindo o espaço de proteção entre os ossos. Isso pode resultar em fricção óssea e produzir esporões ósseos dolorosos.

A osteoartrite se desenvolve lentamente e a dor provoca piora ao longo do tempo.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença crônica que ataca múltiplas articulações em todo o corpo, incluindo a articulação do joelho. É simétrico, o que significa que geralmente afeta a mesma articulação em ambos os lados do corpo.

Na artrite reumatoide, a membrana sinovial que cobre a articulação do joelho começa a inchar, resultando em dor e rigidez no joelho.

Essa é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos danificando o tecido normal (como cartilagem e ligamentos) e suavizando o osso.

Artrite pós-traumática

A artrite pós-traumática é uma forma de artrite que se desenvolve após uma lesão no joelho. Por exemplo, um osso quebrado pode danificar a superfície da articulação e levar à artrite anos após a lesão. Lesões meniscais e lesões ligamentares podem causar instabilidade e desgaste adicional na articulação do joelho, que com o tempo pode resultar em artrite.

Sintomas

Uma articulação do joelho afetada pela artrite pode ser dolorosa e inflamada. Geralmente, a dor se desenvolve gradualmente ao longo do tempo, embora o início súbito também seja possível. Existem outros sintomas também:

• A articulação pode ficar rígida e inchada, dificultando a flexão e o alongamento do joelho;

• Dor e inchaço podem ser piores de manhã, ou depois de se sentar ou descansar;

• Atividade vigorosa pode causar dor para se manifestar;

• Fragmentos soltos de cartilagem e outros tecidos podem interferir com o movimento suave das articulações. O joelho pode "travar" ou "grudar" durante o movimento. Pode estalar ou fazer um ruído de trituração (crepitação);

• A dor pode causar uma sensação de fraqueza ou flacidez no joelho;

• Muitas pessoas com artrite notam aumento da dor nas articulações com o tempo chuvoso.

Se você sente dores no joelho, fale com a gente. Durante a consulta, conversaremos com você sobre seus sintomas e histórico médico, faremos um exame físico e possivelmente solicitaremos exames diagnósticos, como radiografias ou exames de sangue.

𝗘𝘀𝘁𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗲 𝗼𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲. Entre em contato e informe-se sobre a melhor opção para você: (21) 99985-4472 / 98181-6519 / 2205-7996 / 3176-2061. Aqui em nosso site, você pode solicitar o agendamento preenchendo um simples formulário clicando aqui!