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Fraturas por Estresse

Hoje, 10 de fevereiro, é o Dia do Atleta Profissional. A data homenageia todas as pessoas que fazem do esporte a sua profissão. E para destacar este dia, vamos falar sobre Fraturas por Estresse: uma das lesões mais comuns no esporte. Superar uma lesão como essa pode ser difícil, mas não é impossível.


O que é uma fratura por estresse?

Uma fratura por estresse é uma lesão por uso excessivo. Ocorre quando os músculos ficam fatigados e são incapazes de absorver o choque adicional. Eventualmente, o músculo fatigado transfere a sobrecarga de estresse para o osso, causando uma pequena rachadura chamada fratura por estresse.




O que causa uma fratura por estresse?

As fraturas por estresse geralmente são o resultado do aumento da quantidade ou intensidade de uma atividade muito rapidamente. Eles também podem ser causados ​​pelo impacto de uma superfície desconhecida (um jogador de tênis que trocou as superfícies de uma quadra de saibro macio para uma quadra dura); equipamento impróprio (um corredor usando sapatos desgastados ou menos flexíveis); e aumento do estresse físico (um jogador de basquete que teve um aumento substancial no tempo de jogo).



Onde ocorrem as fraturas por estresse?

A maioria das fraturas por estresse ocorre nos ossos de sustentação de peso da perna e do pé. Mais de 50% de todas as fraturas por estresse ocorrem na parte inferior da perna.



Quais atividades tornam os atletas mais suscetíveis a fraturas por estresse?

Estudos mostraram que atletas que praticam tênis, atletismo, ginástica e basquete são muito suscetíveis a fraturas por estresse. Em todos esses esportes, o estresse repetitivo do pé batendo no chão pode causar trauma. Sem descanso suficiente entre treinos ou competições, um atleta corre o risco de desenvolver uma fratura por estresse.



As mulheres são mais suscetíveis a fraturas por estresse do que os homens?

As fraturas por estresse afetam pessoas de todas as idades que participam de atividades esportivas repetitivas, como corrida. Estudos médicos mostraram que atletas do sexo feminino parecem sofrer mais fraturas por estresse do que seus colegas do sexo masculino. Muitos cirurgiões ortopédicos atribuem isso a uma condição conhecida como "a tríade da atleta feminina": distúrbios alimentares (bulimia ou anorexia), amenorréia (ciclo menstrual pouco frequente) e osteoporose. À medida que a massa óssea de uma mulher diminui, suas chances de sofrer uma fratura por estresse aumentam.


Leia aqui sobre a tríade da atleta feminina

Quais são os sintomas de uma fratura por estresse?

A dor com a atividade é a queixa mais comum com uma fratura por estresse. Essa dor desaparece com o repouso.


Como as fraturas por estresse são diagnosticadas?

É muito importante que durante o exame, o médico avalie os fatores de risco do paciente para fratura por estresse.


Raios-X são comumente usados ​​para determinar fratura por estresse. Às vezes, a fratura por estresse não pode ser vista em radiografias regulares ou não aparecerá por várias semanas após o início da dor. Ocasionalmente, uma topografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) será necessária.



Como as fraturas por estresse são tratadas?

O tratamento mais importante é o repouso. Os indivíduos precisam descansar da atividade que causou a fratura por estresse e se envolver em uma atividade sem dor durante as seis a oito semanas que a maioria das fraturas por estresse leva para cicatrizar.


Se a atividade que causou a fratura por estresse for retomada muito rapidamente, fraturas por estresse maiores e mais difíceis de curar podem se desenvolver. A "re-lesão" também pode levar a problemas crônicos em que a fratura por estresse pode nunca cicatrizar adequadamente.


Além do descanso, palmilhas ou suspensórios podem ser usados ​​para ajudar a curar essas lesões.


Prevenção

Aqui estão algumas dicas desenvolvidas pela Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos para ajudar a prevenir fraturas por estresse:


  • Ao participar de qualquer nova atividade esportiva, defina metas incrementais. Por exemplo, não comece imediatamente a correr 8km por dia; em vez disso, aumente gradualmente essa distância semanalmente.

  • O treinamento cruzado – atividades alternadas que atingem os mesmos objetivos de condicionamento físico – pode ajudar a prevenir lesões como fraturas por estresse. Em vez de correr todos os dias para atingir metas cardiovasculares, corra nos dias pares e ande de bicicleta nos dias ímpares. Adicione alguns exercícios de treinamento de força e flexibilidade à lista para obter um maior benefício.

  • Mantenha uma alimentação saudável. Certifique-se de incorporar alimentos ricos em cálcio e vitamina D em suas refeições.

  • Use o equipamento adequado. Não use tênis de corrida velhos ou gastos.

  • Se ocorrer dor ou edema, pare imediatamente a atividade e descanse por alguns dias. Se a dor contínua persistir, consulte um cirurgião ortopédico.

  • É importante lembrar que, se você reconhecer os sintomas precocemente e tratá-los adequadamente, poderá retornar ao esporte no seu nível normal em breve.



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Este artigo é fornecido como um serviço informativo e não substitui a orientação médica.


Qualquer pessoa que procure aconselhamento ou assistência ortopédica específica deve consultar o seu cirurgião ortopédico ou agendar uma consulta no Centro Ortopédico Ipiranga clicando aqui.


Fonte: Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos

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