Ombros: quais as lesões mais comuns e como identificá-las

De acordo com um levantamento, em 2006, aproximadamente 7,5 milhões de pessoas foram a um consultório médico devido a um problema no ombro, incluindo entorses e distensões do ombro e do braço. Mais de 4,1 milhões dessas visitas foram por causa de problemas no manguito rotador.

As lesões no ombro são frequentemente causadas por atividades atléticas que envolvem movimento excessivo e repetitivo, como natação, tênis, arremesso e levantamento de peso. Lesões também podem ocorrer durante as atividades cotidianas, tais como lavar paredes, pendurar cortinas e jardinagem.

Sinais de uma lesão no ombro

Se você estiver sentindo dor no ombro, faça a si mesmo estas perguntas:

1. Seu ombro está rígido? Você pode girar seu braço em todas as posições normalmente?

2. Parece que o seu ombro pode sair ou deslizar para fora da articulação?

3. Você não tem força em seu ombro para realizar suas atividades diárias?

Se você respondeu "sim" a qualquer uma dessas perguntas, você deve consultar um cirurgião ortopédico para obter ajuda no diagnóstico do problema.

Lesões comuns nos Ombros

A maioria dos problemas no ombro envolve os músculos, ligamentos e tendões, em vez dos ossos. Atletas são especialmente suscetíveis a problemas nos ombros. Neles, os problemas do ombro podem se desenvolver lentamente por meio de rotinas intensivas e repetitivas de treinamento.

Algumas pessoas tendem a ignorar a dor e postergar a procura médica, o que só agrava a condição e pode causar mais problemas. As pessoas também podem subestimar a extensão de sua lesão porque a dor constante, a fraqueza no braço ou a limitação do movimento articular se tornarão normais para elas.

Os cirurgiões ortopédicos agrupam os problemas do ombro nas seguintes categorias.

Instabilidade. Às vezes, uma das articulações do ombro se move ou é forçada a sair de sua posição normal. Essa condição é chamada de instabilidade e pode resultar em um deslocamento de uma das articulações do ombro. Indivíduos que sofrem com instabilidade vão sentir dor ao levantar o braço e também podem sentir como se o ombro deles estivesse saindo do lugar.

Impacto. O impacto é causado pela fricção excessiva dos músculos do ombro contra a parte superior da omoplata, chamada de acrômio.

Problemas de impacto podem ocorrer durante atividades que exigem movimento excessivo do braço. É recomendado que, em casos de inflamação no ombro, procurem cuidados médicos imediatamente para evitar uma lesão mais grave.

Traumatismos do manguito rotador. O manguito rotador é um dos componentes mais importantes do ombro. É composto por um grupo de músculos e tendões que seguram os ossos da articulação do ombro juntos. Os músculos do manguito rotador proporcionam aos indivíduos a capacidade de levantar o braço e alcançar a parte superior. Quando o manguito rotador é lesado, as pessoas às vezes não recuperam a função completa do ombro necessária para participar adequadamente de uma atividade esportiva.

Tratamento de Lesões no Ombro

A detecção precoce é a chave para prevenir lesões graves no ombro. Mas, muitas vezes, o cirurgião ortopédico irá prescrever uma série de exercícios destinados a fortalecer os músculos do ombro. Em alguns casos, o tratamento é feito com medicação anti-inflamatória para reduzir a dor e o edema.

É muito importante procurar um médico assim que sentir quaisquer sintomas. Quanto antes fizer isso, maiores são as possibilidades de tratamento.