Uso indiscriminado de anti-inflamatório pode gerar graves complicações

Pesquisadores e médicos estão alertando para o risco do uso abusivo dos AINE (anti-inflamatórios) — medicamentos vendidos sem receita médica em qualquer farmácia. A grande preocupação é devido aos efeitos colaterais, que oferecem grandes riscos à saúde e são desconhecidos da população em geral.

Em pesquisa recente, cientistas da UFMG mapearam células do sistema imunológico de cobaias, que foram tratadas com remédios anti-inflamatórios vendidos em drogarias. Nos testes eles aplicaram anti-inflamatórios em camundongos com lesões no fígado e viram que, até certo ponto, os remédios aliviaram os sintomas, controlaram a dor. Mas também constataram que o uso prolongado atrapalhou aquilo que mais se esperava: a cura do problema.

Gustavo Menezes, pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG., explicou ao Jornal Nacional que “o que o estudo mostrou é que bloquear a inflamação com anti-inflamatórios de maneira descontrolada ou exagerada ao invés de ter efeitos benéficos para a cura, atrasa o reparo daquele tecido que foi lesionado, atrasando então o retorno a função normal do órgão”.

As conclusões da pesquisa foram publicadas no periódico suíço “Cells”, especializado em estudos de biologia, e vão servir de referência para cientistas do mundo inteiro, podendo ajudar, inclusive, no desenvolvimento de medicamentos mais seguros.

ANTI-INFLAMATÓRIO X ORTOPEDIA

O anti-inflamatório é o remédio mais utilizado nas patologias do sistema musculoesquelético. Isso porque após um trauma, uma fratura ou uma lesão há um processo inflamatório que gera dor ao paciente e o anti-inflamatório alivia os sintomas. Isso também se aplica às doenças degenerativas como artrose e artrite de longa evolução.

Porém, é preciso estar atento aos efeitos colaterais, principalmente no rim, na pressão, na coagulação, no estomago e no fígado, que podem ter suas funções gravemente comprometidas.

"O anti-inflamatório é uma droga muito importante, mas tem um potencial muito grande de efeitos colaterais quando há o uso indiscriminado ou a longo prazo", destaca Dr. Paulo Barbosa. "Quando associado a algum anti-coagulante, por exemplo, o anti-inflamatório potencializa sua função, ou seja: o paciente fica mais propenso a ter sangramento", explica o ortopedista.

Todos os anti-inflamatórios provocam efeitos colaterais importantes que não são divulgados com frequência. Por isso é essencial o acompanhamento especializado. A qualquer sinal de dor, procure um médico e não uma farmácia.